Rua Silvio Silveira Soares, 2331 / Cavalhada - 91910-460, Porto Alegre/RS

Criação de Sites, Desenvolvimento de Aplicativos

SEO para Desenvolvedores

SEO para Desenvolvedores

Você desenvolvedor FRONT-END na hora de criar um site e escrever linhas e linhas de código, também pensa na implementação dos detalhes mínimos de SEO?

Ao longo desse artigo, iremos descrever as técnicas de SEO que são fundamentais na hora de codificar um site. Sem dúvidas o SEO (SEO significa Search Engine Optimization) é um assunto muito comentado entre empresários que buscam expandir sua empresa na WEB e empresas que atuam no ramo de desenvolvimento WEB e marketing digital.

Logo abaixo iremos citar algumas técnicas simples de SEO, para você desenvolvedor sempre seguir na hora do desenvolvimento.

Escolha de Palavras chaves

A seleção de palavras chaves é fundamental para ter uma otimização de sucesso. Uma palavra chave bem escolhida poderá trazer um ótimo tráfego orgânico ao site, ao contrário de uma palavra chavel, onde a taxa de pesquisa é baixa e irrelevante, não irá trazer resultado e muito menos visitas ao seu site. A escolha das palavras é uma tarefa que requer tempo, pesquisas no ramo da empresa e também na concorrência. O Google disponibiliza uma excelente ferramenta, para obter as informações de tais palavras chaves, informando o número de pesquisas, índices de qualidade e também as taxas de conversões.

Para saber mais detalhes, clique aqui

Meta Title e Description

As meta tags são de extrema importância ao desenvolver um web site, elas irão informar ao usuário que está pesquisando nos motores de busca, o assunto que se trata aquela devida página.

Conheça alguns erros que você não deve cometer.

Meta Title e Description (Duplicidade)

- Cada página do seu site deve haver METAS únicas, vamos supor que seu site tenha diversas páginas, com diferentes serviços, onde cada página possui um texto explicativo referente aquele serviço.

- Você colocando a mesma META TITLE e DESCRIPTION em todas as páginas, irá confundir totalmente seu usuário após pesquisas nos motores de busca, ele irá pesquisar por TAL serviços e irá mostrar conteúdo de outro serviço.

 Meta Title e Description (Excesso de Caracteres)

- O número excessivo de caracteres pode afetar o posicionamento do seu site nos motores de busca, nessa sessão o importante não é gerar o máximo de conteúdo possível, e sim informar ao usuário em poucas palavras o conteúdo que aquela página irá trazer.

- Trabalhe sempre com o TITLE no tamanho ente 60 a 70 caracteres, e a DESCRIPTION com o máximo de 160 caracteres.

SITEMAP.XML

O Sitemap é um arquivo que pode ser do tipo .TXT ou .XML, é o arquivo encarregado de mapear seu site e informar aos motores de busca, todas páginas que compõem seu site.

Inclua o arquivo na pasta raiz do seu site, isso irá facilitar os motores de busca e também acelerar o processo de indexação das suas páginas.

Crie agora mesmo seu SITEMAP

URL AMIGÁVEIS

Mais conhecido como “Friendly URLs”, são fundamentais para ter um site bem posicionado nos motores de busca.

Você já deve ter navegado em alguns sites que a URL de fato, é muita extensa ou poluída, vamos dar um exemplo clássico abaixo.

www.meusite.com.br/servicos.php?catg=7&titulo=Recuperação%20Estrutural&pag=3

Observe nessa URL vários erros que acabam dificultando a navegação do usuário e também causando muita confusão aos motores de busca.

Trabalhe sempre com a URL limpa e amigável, passe todos parâmetros através da barra(/), palavras devem sempre ser minúsculas e separadas por hífen.

Veja um exemplo de URL AMIGÁVEL de forma correta.

http://app5m.com.br/servicos/criacao-de-sites

Dessa maneira, você irá facilitar a vida dos usuários e também dos motores de busca.

Gostou do artigo?

Poste seu comentário, logo abaixo!

Data Postada: 06/04/2017
Criação de Sites, Desenvolvimento de Aplicativos Fale com um consultor agora mesmo!