Rua Silvio Silveira Soares, 2331 / Cavalhada - 91910-460, Porto Alegre/RS

Criação de Sites, Desenvolvimento de Aplicativos

Site ou Aplicativo, o que é melhor para a minha empresa?

Site ou Aplicativo, o que é melhor para a minha empresa?

Você sabe qual a diferença entre um Site Mobile, um App Mobile, um Site Responsivo ou Aplicativo WEB ? A realidade, é que as três opções diferem entre si e é impossível estabelecer uma comparação. Alguns “especialistas” travam debates utópicos dizendo que um site responsivo é melhor do que um app e por aí vai…Que fique claro que essas tecnologias não competem entre si, cada uma atende a uma necessidade diferente e de acordo com o que você precisa. Leia atentamente este artigo e irá encontrar a solução ideal para a sua empresa.

O que é um site responsivo?

É um site adaptado para responder melhor a uma interface mobile seja um Tablet ou Smartphone, desenvolvidos ao redor das tecnologias da internet.
Sendo assim, só podem ser executados por um navegador em seu smartphone e são difíceis de ser otimizados. Como o navegador web já é um aplicativo nativo é impossível que um site responsivo seja tão eficiente quanto um aplicativo nativo.
 
Muitos acham que só pelo fato do site rodar no celular ele é responsivo, todo site funciona em um tablet ou smartphone, porém se o mesmo não é responsivo a disposição das páginas, menus e outras funcionalidades podem ficar bem confusos, proporcionando inclusive desistência por parte dos usuários.

Site Mobile ou Web App

Um Site Mobile, conhecido também como web app, utilizam tecnologias semelhantes mas não são a mesma coisa. Algumas empresas com volumes massivos de acessos e alguns e-commerce também utilizam essa tecnologia, como UOL, WalmartAmericanas e Submarino. Basicamente é a mesma tecnologia de um site responsivo, porém quando você acessa o site de um dispositivo móvel seu aparelho irá carregar automaticamente a versão mobile.

Quando utilizar Site responsivo ou Web App?

Se você possui um site de uma empresa ou marca e até mesmo um E-Commerce e que não procure uma interação muito forte com os usuários, um Site Responsivo ou um Site Mobile pode ser a solução. Afinal com apenas um único código é necessário para todas as plataformas, é compatível com todos os navegadores e possui um custo mais acessível.

Porém, não permite nenhum tipo de interação, estratégias mobile, não funcionam em modo off-line e não possui acesso aos aplicativos nativos (câmera, GPS, etc)

Aplicativo Mobile Nativo (App para tablet ou smartphone)

 Um aplicativo desenvolvido de acordo com a linguagem de programação de origem, ou oficial da plataforma. Por exemplo, para um App Mobile iOS e Mac OS X é a linguagem Objective-C (agora com a nova linguagem Swift desde alguns meses) e em Android é a linguagem Java. Quando falamos de aplicativo nativo queremos dizer que o aparelho e o sistema operacional  (iOS ou Android) sabem compreender diretamente o aplicativo e tudo isso acontece de maneira otimizada.

Data Postada: 06/02/2018
Criação de Sites, Desenvolvimento de Aplicativos Fale com um consultor agora mesmo!